quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quem sou como Orientadora Tecnológica?

Durante a minha formação acadêmica tive oportunidade de estudar diversas teorias que embasavam as diversas práticas pedagógicas. No entanto, ao realizar a prática pedagógica, entendi que precisamos de muitas informações que não estão limitadas a fundamentações teóricas.

Desta forma, a minha atuação enquanto professora está relacionada a uma prática reflexiva, por isso procuro inicialmente pesquisar quais são as necessidades e anseios dos meus alunos. A partir disso realizo o meu planejamento, tentando adequá-lo aos acontecimentos do dia-a-dia, pois acredito que quando estamos envolvidos com a realidade do aluno, especificamente com as novas tecnologias, os alunos se sentem mais motivados.

A minha clientela está mais voltada para alunos da EJA e muitos não possuem acesso a essas tecnologias, o que cria, às vezes, uma rejeição aos uso de computadores. Para exemplificar vou citar uma das atividades propostas, como elaborar currículos, o uso da internet para a busca de informações, tais como, empregos. Enfim, tento selecionar informações que aproximem os adultos que voltaram para as salas de aulas depois de muitos anos.

Durante uma das atividades que realizava, um aluno me pediu para fazer os testes do DETRAN online. Aquele pedido me remeteu à necessidade de respeitar as ansiedades dos alunos, pois na minha aprendizagem busco informações que são do meu interesse. E por que não respeitar o interesse dos alunos?

Busco atualizar os meus conhecimentos para que eu tenha condições de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, através da minha atuação enquanto educadora. Lamento apenas que tenhamos um feedback momentâneo, ou seja, nem sempre as atividades que os alunos realizam traduzem as transformações que eles estão passando. Somente o tempo mostrará se houve uma mudança de olhares entre os alunos e os professores, através da mudança de atitudes.

Espero que possa contribuir para essas transformações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário